No sábado, 16 de dezembro de 2023, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão Rural e seu Grupo Tático Rural (GTR), realizou uma operação no combate ao tráfico de drogas na área rural do Paranoá. Durante patrulhamento nas regiões de divisas, os policiais, ao alcançarem o Café Sem Troco, identificaram uma residência com uma plantação de maconha e considerável material associado ao tráfico de entorpecentes.
Diante dessa descoberta, os policiais efetuaram a prisão dos moradores e os conduziram, juntamente com as substâncias ilícitas, à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e, em seguida, à 30ª Delegacia de Polícia em São Sebastião para registro e tomada das medidas legais pertinentes.
A operação teve resultados significativos, culminando na apreensão de um menor e na detenção de quatro indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas. Além disso, foram confiscados 18 pés de maconha prontos para o consumo, 500 gramas de maconha, uma porção de cocaína, uma porção de ecstasy e cinco celulares utilizados na prática criminosa.
A atuação deve ter sido, provavelmente, de uma denúncia anônima, embora a PMDF alegue ter sido a partir de um patrulhamento. No geral, a PMDF ou PCDF não costumam conseguir reduzir significativamente os crimes que são registrados diariamente, aos milhares, quem dirá realizar serviço de inteligência ou patrulhamento em uma ampla área rural. Felizmente, independente da fonte da informação, houve uma ação efetiva, embora pífia em relação ao tamanho de drogas que adentram ao DF diariamente, vindo de outro estados.
No geral, a PMDF solicita o “apoio” da comunidade para entregar os vizinhos. É o que aparenta ter ocorrido no presente caso, uma denúncia anônima que fez a PMDF chegar ao local do crime na zona rural. Mesmo porque, ela não é uma polícia investigativa.
Enquanto isso, na região central do DF, o consumo do drogas continua considerável. Talvez fosse necessário utilizar esta guarnição da área rural do Paranoá para resolver os problemas da região central do DF, notadamente o Setor Comercial Sul e a Rodoviária do Plano Piloto.
Agora que a PPP foi votada na CLDF, como o Governador queria, talvez a PMDF possa voltar a transitar na Rodoviária do Plano Piloto e restabelecer a ordem no local.