Esplanada dos Ministérios foi fechada após suposta ameaça a bispo

Esplanada dos Ministérios foi fechada após suposta ameaça a bispo

Imagem da Catedral na noite de terça-feira (16/06) com viaturas policiais a frente. Fotografia de Sérgio Lima (@sergiolimadf). Esplanada dos Ministérios foi fechada.

Esplanada dos Ministério foi fechada mais uma vez

Foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta terça-feira (16), um decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) que determina o fechamento da Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), após serem registradas ameaças contra membros da Cúria Metropolitana, cujo prédio está localizado próximo da Catedral de Brasília, que fica na Esplanada. 

A Esplanada dos Ministérios foi fechada mais uma vez. O motivo, desta vez, utilizado pelo GDF seria uma suposta ameaça ao bispo auxiliar de Brasília dom Marcony Vinícius Ferreira teria sido um dos motivos para que o governador Ibaneis Rocha fechasse a Esplanada de terça (16/06) até as 23h59 de quarta-feira (17/06). Um grupo queria acampar próximo à Catedral Metropolitana, o que foi negado pelo religioso. O pároco da Catedral, padre João Firmino, informou que teria recebido o pedido mais cedo.

Apenas autoridades e servidores públicos, que comprovem vínculo com os órgãos localizados no centro da capital federal e estejam prestando serviço, terão acesso à área. 

Segundo a assessoria de imprensa do governo do DF, por enquanto, não há previsão de que a medida seja estendida para os próximos dias. A Esplanada dos Ministérios foi fechada, mas deve retomar suas atividades normais na quinta-feira. Leia o texto do Decreto:

Esplanada dos Ministérios foi fechada
Esplanada dos Ministérios foi fechada

No último domingo (14), o GDF já havia decretado o fechamento completo da Esplanada dos Ministério.

Em nota, o setor de Comunicação da Arquidiocese de Brasília informa que a negativa ocorreu tanto em função da impossibilidade de acolher aglomerações quanto para proteger a integridade física da Catedral.  “Além de representar um monumento tombado, é um local de culto e que deve ser protegido contra qualquer ameaça”, diz o texto.

Entretanto, não consta na nota qualquer relato de ameaça sofrida por qualquer religioso do local.

Esplanada dos Ministérios foi fechada
Esplanada dos Ministérios foi fechada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *