Água Mineral reabre sem cobrar ingresso, mas com acesso limitado

Água Mineral reabre sem cobrar ingresso, mas com acesso limitado

Água Mineral reabre a partir de Portaria do governo federal que reforça decreto do GDF de reativação dos parques de Brasília à visitação; piscinas, no entanto, permanecerão fechadas.

O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, o será reaberto à visitação a partir desta segunda-feira (15). Administrado pelo governo federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a área de preservação ambiental estava com as visitas suspensas desde a determinação do Governo do Distrito Federal (GDF) de fechamento dos parques ecológicos, em 18 de março de 2020. A medida foi uma das ações tomadas de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

O que está liberado

Estará liberado nesta primeira fase de reabertura do Parque Nacional a trilha Cristal Água, de cinco quilômetros – e o acesso de asfalto a ela desde a bilheteria –, até as 15h. As piscinas e a trilha Capivara permanecerão fechadas.

A boa notícia é que por 30 dias, prorrogáveis por igual período, não será cobrado ingresso de entrada.

As determinações da reabertura foram publicadas por meio da Portaria nº 698, nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU). Esta é a quarta unidade de conservação federal reaberta pelo ICMBio no país – duas no Rio Grande do Sul e outra no Paraná. A publicação vai ao encontro ao Decreto nº 40.846 do GDF, de 30 de maio de 2020, que determinou a retomada de atividades de turismo e os atrativos naturais, entre eles 17 parques, a partir de 3 de junho.

Regras de acesso

O uso de máscaras de proteção facial, cobrindo o nariz e a boca, será obrigatório durante a permanência no parque. A administração da unidade ficará  responsável por limpar e desinfectar frequentemente os espaços, pisos, corrimãos, bancos, lixeiras e outros objetos de uso coletivo. Todo o material de leitura – como jornais, revistas e panfletos – em locais de comum acesso deverão ser recolhidos para evitar a transmissão indireta do vírus.

O número de visitantes permitidos diariamente será reduzido e a distância mínima de 2 metros entre as pessoas deverá ser respeitada. Nos primeiros 30 dias de reabertura, o parque receberá até 300 pessoas, sendo liberada a entrada de até 150 no período das 8h às 12h, e até 150 visitantes entre as 12h e as 15h. O horário de permanência é até as 17h. Já no segundo mês, o limite de visitação sobe para 400, com entrada permitida das 8h às 16h.

Parques do DF

A reabertura de 17 das 24 unidades de conservação do Distrito Federal vem ocorrendo com tranquilidade e sem grandes incidentes, de acordo com o presidente interino do Brasília Ambiental (Ibram), Cláudio Trinchão. “Temos segurança e agentes para fazer o monitoramento quanto ao uso de máscaras, impedindo aglomerações e o uso comum de equipamentos e banheiros”, informou.

Sim, depois de um longo tempo, a Água Mineral reabre hoje.

Fonte: Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *